terça-feira, 17 de novembro de 2009

Pedras e Trilhas 32km - Atibaia


Nesse domingo participei do Desafio Pedras e Trilhas 32km, evento organizado pelo ultramaratonista Carlos Dias (que entre outras coisas, já correu 9.000Km do Oiapoque ao Chuí, e atravessou os EUA de costa a costa correndo 5.200km). Esse cara aqui:


A largada seria na Pousada Pedra Grande em Atibaia, portanto acordei cedo. Nem precisava, pois cheguei lá quase duas horas antes.
Fiquei tomando um café e dei uma volta por lá.

A largada foi dada por volta das 10h. Haviam 19 pessoas inscritas.

Logo na saída da pousada começavam as subidas em direção à Pedra Grande. Depois de correr uns 4Kms, percebi que o cara que corria na minha frente parou. Estávamos perdidos. Correndo de volta, encontramos outras pessoas que haviam pego o caminho errado atrás de nós.
Voltamos quase 2Kms até a entrada certa na estrada de terra, e continuamos.

Antes de chegar ao topo da pedra, um cara numa picape sinalizava para pularmos uma cerca e entrar numa trilha de mato fechado, por onde segui até o topo da Pedra Grande, com uma vista sensacional.
Eu achava que iria ter mais trechos de estrada de terra, mas 80% da corrida foi por trilhas estreitas e íngremes, com direito a rios e pedras no caminho.

Corri um bom pedaço sozinho, até que passei por baixo de umas árvores caidas que eu já havia passado. Uma pessoa que vinha logo atrás de mim já vinha gritando "tá errado". Desacelerei pra trocar uma idéia, e logo menos estávamos num descampado, onde um rapaz de moto nos mandou voltar tudo. Esse foi o segundo erro de percurso.

No km 16, já estava vendo as placas para a pousada, mas sabia que ainda tinha uma outra volta. E não foi fácil.

Depois dos erros de percurso, achei que não ia mais alcançar ninguém, mas faltando uns dois kms pro final, encontrei um dos atletas na frente de uma pedra muito inclinada.


Deveríamos escalar a pedra, que era razoavelmente alta, para seguir a trilha lá em cima. Como não havia nenhuma outra opção, me segurei na pedra com todo amor à vida que tinha e subi, quase me cagando. Se eu rolasse pra baixo, tava fudido.

Já nos 500 mts finais da prova, correndo aliviado no descidão, um careca que estava correndo perto de mim grita: "cobra !!!". Eu estava muito cansado pra me assustar, mas virei a cabeça e vi a cobra rastejando desesperada, indo pro mato.

Cheguei em sétimo. Parece que eu não fui o único que se perdeu várias vezes na montanha.

Rolou uma cerimônia de premiação, e ganhei no sorteio um óculos da clic igual a esse:


Nem consegui correr segunda feira. Domingo ainda fiquei de boa, mas agora minhas pernas não dobram mais. Tô andando que nem o Wagner Montes. Hahahah...

P.S.: Fotos alusivas do local. Não tenho nenhuma foto do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário